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Saúde e Bem-Estar

Cansado de estar cansado?

Cansaço e com falta de energia? Você está tão cansado que não consegue fazer nada? Se o cansaço vier com frequência pode ser sinal de que algo está errado.

29 de maio de 2020

Não aceite o cansaço regular como parte do envelhecimento.

Cansaço e com falta de energia? Existem várias formas para descrever os momentos de quando você está tão cansado que não consegue fazer nada. Você só irá se recuperar depois de um descanso rápido ou uma boa noite de sono, mas se o cansaço vier com mais frequência e durar por muito mais tempo, isso pode ser sinal de que algo está errado.

“Os homens podem atribuir fadiga ao envelhecimento, mas não há razão para combater a fadiga contínua. Todo mundo fica cansado às vezes, e sua resistência pode diminuir com a idade – você pode não se mover tão rápido e às vezes se cansar mais rápido – mas você nunca deve estar cansado demais para desfrutar de um estilo de vida ativo”.

Suzanne Salamon, Médica Geriátrica.

A sensação de cansaço

O cansaço pode te afetar de vários modos. Você pode começar a ter menos energia para fazer exercícios. Problemas para conseguir se concentrar, ficar alerta e de se lembrar das coisas. Você pode até ficar irritado facilmente e se tornar mais isolado.

Se o cansaço aparecer do nada e se tornar frequente, pode estar relacionado a vários problemas médicos que são comuns ou mudanças no seu estilo de vida, de acordo com o Dra. Salamon. Você deve se consultar com um especialista para ver se  tem algum desses problemas.

Anemia: Isso acontece quando o seu sangue tem poucos glóbulos vermelhos ou  suas células têm pouca hemoglobina, que é uma proteína que leva oxigênio para a corrente sanguínea. O resultado  disso é a queda dos níveis de sua energia.

Doença cardíaca: Doenças cardíacas podem fazer com que o seu coração bombeie menos o sangue e assim leve o líquido para os pulmões. Isso pode te causar falta de ar, redução do oxigênio no coração e nos pulmões, assim te deixando mais cansado.

Hipotireoidismo: A glândula tireóide hipoativa pode causar cansaço, entre outros sintomas, como aumento de peso, fraqueza, pele seca, sensação de frio e constipação.

Problemas de sono: A apneia do sono é causada pelas pausas durante a respiração, normalmente com a duração de alguns segundos, ou uma respiração superficial durante o seu sono. É muito comum em idosos e pessoas que estão com sobrepeso. Mais um problema relacionado com o sono é a bexiga hiperativa ou aumento da próstata, o que te faz ir várias vezes ao banheiro durante a noite. 

Medicamento: Alguns medicamentos podem fazer você se sentir mais cansado do que o normal, como os remédios de pressão, antidepressivos, anti-ansiedade e anti-histamínicos.

“As pessoas reagem aos medicamentos de maneira diferente e muitas vezes acabam consumindo mais à medida que envelhecem”

Diz a Dra. Salamon.

Veja com seu especialista, principalmente se você está tomando um novo medicamento ou aumentou a dose.

Depressão ou ansiedade de baixo grau: Problemas de saúde mental costumam sugar toda a sua energia. Você pode sofrer de depressão ou ansiedade e nem sabe disso.

Sinais de alerta do cansaço

Essas dicas dizem como o seu cansaço pode resultar em um problema subjacente:

  • Acordar exausto, mesmo depois de uma boa noite de sono
  • Não se sentindo motivado para começar o dia
  • Incapacidade de fazer atividades que você gosta
  • Ataques repentinos de exaustão que somem e depois retornam
  • Falta de ar.

Obter um impulso

Quando o cansaço normal acontece todos os dias, existem algumas maneiras de aumentar os seus níveis de energia. Por exemplo:

  • Beba uma xícara de café ou chá. Um pouco de cafeína pode te dar animo durante o dia. Você não precisa de mais do que isso, mas pode oferecer uma elevação física e mental, especialmente se você tiver problemas com o cansaço matinal.
  • Faça caminhadas de 30 minutos. Se você não pode sair, ande pela casa em intervalos de 10 a 15 minutos, duas a três vezes por dia.
  • Tire um cochilo. Tirar uma soneca no meio do dia pode te ajudar a superar o cansaço no final do dia. Cochilos de 20 a 30 minutos, pois alguns estudos sugerem que cochilar durante 40 minutos ou mais pode fazer o efeito oposto e deixá-lo mais cansado, em vez de dar ânimo. 
  • Pule o álcool. Reduza o consumo de álcool ou elimine de vez o álcool por algumas semanas. Alguns homens se surpreendem com o quanto se sentem melhor sem uma ou duas bebidas diariamente.

Faça exames que possam identificar problemas que podem estar causando o cansaço.

Você pode ter síndrome de fadiga crônica?

O cansaço é um grave sinal da síndrome da fadiga crônica, que é um distúrbio misterioso que é caracterizado por um cansaço profundo que não passa mesmo  com o repouso e pode ficar ainda pior fazendo a atividade física ou mental.

Procure um profissional para te ajudar a diagnosticar e sugerir alguns tratamentos.

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