(51) 3581-3097
atendimento@faculdadeinnap.com.br
Dúvidas sobre Nossas Formações?
Elas são autorizadas pelo MEC!
As formações são EAD ou Presenciais?
Depende da Formação, mas algumas são 100% EAD!
Área do aluno
Aromatologia

Aromatologia

O estudo e a prática terapêutica dos óleos essenciais como uma profissão.

EAD ou Presencial

Curso totalmente online ou Presencial

Qualificação

Conhecimento focado na prática

Reconhecimento

Seja um profissional diferenciado

Sobre Formação em Aromatologia

O curso de Formação em Aromatologia foi concebido dentro de uma estrutura que permite a especialização de profissionais de múltiplas áreas de atuação, por meio da fundamentação e prática do exercício da aromaterapia, para atuação em diversos setores da saúde e bem-estar, como: terapia clínica, enfermagem, estética, visagismo, podologia,entre outros.

Aromatologia surgiu na década de 70, na França, para designar uma prática mais técnico-científica. É, por tanto, o ramo da ciência que estuda os óleos essenciais e matérias aromáticas dentro de suas mais variadas práticas.

Público Alvo

Este curso é indicado para todas as pessoas que desejam conhecer afundo os benefícios dos óleos essenciais.

Indicado para todos os terapeutas ou profissionais da área da saúde que atuam em atendimento ao público e que buscam novas ferramentas para ampliar seus atendimentos profissionais.

Também é indicado para profissionais que trabalham na comercialização de óleos essenciais, ampliando seu conhecimento e dando mais respaldo para sua profissão.

Duração

12 meses

Pré-requisitos

Ensino médio completo

Exclusividade deste curso

Os módulos dessa formação foram selecionados considerando uma abordagem atual, científica e baseada em evidências, dos diferentes usos de óleos essenciais e vegetais para a promoção da saúde e bem-estar.

A matriz curricular foi organizada em uma sequência necessária para a evolução da formação dos alunos, com o objetivo de proporcionar uma visão integrada e sistêmica na área de conhecimento proposta.

Objetivo do curso

  • Usar de forma ética e dentro das boas práticas, os recursos da Aromatologia para atuação em diversos setores da saúde, como: terapia clínica, estética, visagismo, podologia, naturopatia, entre outros.
  • Trabalhar com pesquisa científica na área de Aromatologia.
  • Atuar junto ao cliente, em equipes multi, inter e transdisciplinares.
  • Executar a elaboração de um plano de abordagem terapêutica.
  • Elaborar sinergias apropriadas a cada caso, apresentando diversos recursos de escolha: sistemas, propriedades químicas, família botânica, etc.
  • Gerir seu próprio consultório.
  • Confeccionar produtos aromáticos com qualidade, seguindo as regras de biossegurança.

Certificação

Certificado de conclusão de curso como Extensão Acadêmica.

Em conformidade com a Lei 9394 Artigo 44 do Congresso Nacional (lei de bases e diretrizes da educação no Brasil)

Matriz Curricular

Introdução a Aromatologia e Formas de Obtenção de Óleos Essenciais (OE)

O que são óleos essenciais. Histórico do uso dos óleos essenciais. Arotamologia e suas definições. Principais correntes aromatológicas do mundo. Formas de obtenção de óleos essenciais. Tecnologias de extração.

Química, Propriedades Terapêuticas e Toxicidade dos OE

Composição química dos óleos essenciais. Grupos químicos pertencentes. Propriedades terapêuticas associadas aos compostos químicos. Níveis e graus de toxicidade dos óleos. Principais precauções.

Psicoaromaterapia

Vias de ação dos OE. O sistema límbico como porta de acesso às memórias e sentimentos. Correlação dos centros energéticos e suas glândulas com os OE. Técnicas de desbloqueio energético por meio da “técnica dos 13 aromas”. Confecção de formulações personalizadas para a amplificação da ação psico-fisico-energética dos OE.

Biocosméticos e OE

Ação dos OE para os cuidados da pele e anexos cutâneos. Princípios de química aplicada a cosmetologia. Cosméticos naturais X Cosméticos industrializados. Estudo de formulações com OE: sabonete, tônico, creme, gel, creme dental, desodorante, produtos específicos.

Fichas técnicas e protocolos de uso de OE e Óleos Vegetais (OV)

Demonstração da estrutura de uma ficha técnica. Apresentação de fichas técnicas dos 25 principais óleos essenciais e dos 15 principais óleos vegetais. Protocolos de utilização e formas de administração. Tabelas de diluição.

Óleos Essenciais, órgãos e sistemas

Fisiologia humana. Funcionamento dos órgãos e sistemas. Uso de óleos essenciais apropriados a cada órgão e sistema.

Aromatologia e Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Princípios da Medicina Chinesa (Yin e Yang). Fisiologia e Morfologia em Medicina Tradicional Chinesa; Teoria dos Zang Fu e Cinco Elementos. Funções energéticas dos órgãos/vísceras e suas inter-relações no corpo humano. Óleos essenciais pela avaliação da Medicina Chinesa.

Fitoterapia e Aromatologia

Definição de Plantas Medicinais e Fitoterápico; Conceito de Remédios e Medicamentos; Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF); Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS); Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Óleos essenciais como elementos fitoterápicos. Associação terapêutica dos óleos essenciais e a fitoterapia.

Aplicação de OE em diferentes patologias

Formas eficazes de aplicação dos óleos essenciais. Relação das principais patologias em que o uso de óleos essenciais possuem comprovação clínica e científica.

Anamnese e recomendações terapêuticas em Aromatologia

Formas de anamnese em Aromatologia. Construção de recomendações terapêuticas. Ética profissional e terapêutica.

Aromatologia e a Terceira Idade

As principais desordens orgânicas que afetam a idade madura. Óleos essenciais para tratamentos das desordens da Terceira Idade. Cuidados e precauções.

Habilidades Empreendedoras

Empreendedorismo e atuação terapêutica. Noções de marketing e precificação. Registros contábeis e formas de estrutura empresarial. Comercialização de óleos essenciais. Metodologias de planejamento de Modelos de negócios terapêuticos.

Trabalho Final: Estudos de casos clínicos

Para conclusão do curso, o aluno deverá, além de participar de todos os módulos (realizando tarefas e atividades solicitadas), apresentar um relatório conforme sugestão dos professores, com o relato de no mínimo dez atendimentos em Aromatologia. As orientações serão repassadas em sala de aula e estarão presentes no ambiente virtual.

Dúvidas Frequentes

O curso Sequencial de Complementação de Estudos é um curso superior?

Sim! Os cursos Sequenciais Complementação de Estudos concedem certificado de curso superior, conforme a Lei 9394 Artigo 44 do Congresso Nacional.

Veja abaixo o parágrafo:

Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

I – Cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Você pode acessar o site do Planalto Federal e ler todas as informações sobre a lei federal clicando no link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

O curso Sequencial de Complementação de Estudos confere diploma?

Não! O curso Sequencial de Complementação de Estudos em Iridologia confere certificado de curso superior.

Este curso é indicado para os alunos que desejam ter uma formação de nível superior mais rápida e focada na atuação profissional.

Você pode acessar também o site do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para conhecer mais sobre a abrangência da educação superior no Brasil: http://emec.mec.gov.br/emec/educacao-superior/cursos

Os cursos de Extensão Acadêmica ou Sequencial Complementação de Estudos são reconhecidos pelo MEC?

A palavra reconhecimento dentro do Ministério da Educação dá-se a um processo interno destinado apenas aos cursos de graduação. Para os cursos de Extensão Acadêmica, o MEC previamente autoriza as IES (Instituição de Ensino Superior) a ministrarem, já os cursos Sequenciais de Complementação de Estudos (bem como as pós-graduações) possuem registro no Ministério da Educação. Mais informações na Lei do ensino brasileiro – lei 9394 artigo 44 – do congresso nacional. Link de acesso: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Se eu perder uma aula, como eu posso recuperar?

Uma grande vantagem de você estudar na Faculdade INNAP é que, todas as aulas AO VIVO são gravadas simultaneamente. Depois elas são disponibilizadas na plataforma para que os alunos possam rever várias vezes. Se você perder uma aula AO VIVO, fique tranquilo (a), poderá assistir a gravação dessa aula pela plataforma.

As aulas são AO VIVO?

Sim! Todas as aulas do curso de Formação em Iridologia são AO VIVO pela plataforma AVA. Você pode assistir o professor em tempo real, tirar dúvidas e acompanhar as dúvidas dos colegas.

O curso EAD é totalmente online?

Sim. O curso de Formação em Iridologia na modalidade EAD é totalmente ONLINE, ou seja, você pode fazer sem sair de casa ou de qualquer lugar que desejar, desde que tenha uma internet banda larga e um computador.