fbpx

(51) 3581-3097

Av. Primeiro de Março, 971 - CEP 93320-105 Novo Hamburgo/RS

Formação em

Aperfeiçoamento Naturopatia Biomédica

Aperfeiçoamento em NATUROPATIA BIOMÉDICA Curso em parceria com a NATSCIENCE - Inglaterra. 2 CERTIFICADOS - Faculdade INNAP - Brasil e NATSCIENCE - Inglaterra.

EAD ou Presencial

Curso totalmente online ou Presencial

Qualificação

Conhecimento focado na prática

Reconhecimento

Seja um profissional diferenciado

Sobre Formação em Aperfeiçoamento Naturopatia Biomédica

A NATUROPATIA BIOMÉDICA é uma especialidade dentro da área da própria Naturopatia.
O profissional formado em Naturopatia é um Naturopata. Contudo, o profissional especializado em Naturopatia Biomédica é um Naturopata Biomédico.
Tanto os formados nas áreas da Naturopatia, Homeopatia, Osteopatia, Medicina Chinesa; na área da saúde de forma geral, podem encontrar nesse curso conhecimentos científicos e recursos tecnológicos não abordados na sua formação de base.

Público Alvo

Profissionais da áreas da saúde, ciências biológicas, terapeutas com a formação certificada em Naturopatia, Iridologia, Medicina Chinesa, Acupuntura e outros. Este curso é adequado tanto alunos estudantes quanto a profissionais atuantes no mercado de trabalho que possuam a intenção de buscar no Aperfeiçoamento, um redimensionamento e atualização do seu saber, com certificação na área da Naturopatia Biomédica.

Pré-requisitos

Formação prévia na área de terapias ou da saúde formal.

Perfil Profissional

O profissional de Naturopatia Biomédica se destaca no mercado poise tem condições de apresentar propostar distintas das convencionais com ótimos resultados além de um conhecimento embasado em ciência.

Objetivo do Curso

O Curso de Aperfeiçoamento em Naturopatia Biomédica objetiva um melhor preparo do profissional para a realidade clínica. Apresenta um ensino acima da média quando comparada a outros cursos nesta mesma área. O profissional fica mais habilitado para reconhecer a mecânica de cada doença e assim melhor tratá-la. A Naturopatia Biomédica ocupa-se principalmente em tratar casos clínicos de doenças crônicas / degenerativas, como o Diabetes, a Hipertensão Arterial, a Psoríase, etc. Sob um conhecimento mais apurado, o profissional terá condições de oferecer um tratamento individualizado, não agressivo e com baixo risco de efeitos indesejáveis, por meios de práticas integrativas e complementares. A atividade profissional em Naturopatia é reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo parte integrada no código 3221-25, na Cl

Matriz Curricular

Introdução à Naturopatia/História da Medicina e da Ciência

Essa disciplina vai conferir ao aluno, o conhecimento da história da Medicina Natural e a sua evolução ao longo do tempo, até ao surgimento da Naturopatia no século 20. Essa base de conhecimento histórico, conferirá ao formando a estrutura para estabelecer em toda a sua carreira profissional, o foco direcionado ao que é natural como medicina.
Ao concluir essa disciplina o aluno saberá explicar as diversas transformações sofridas pela medicina que deram origem à diversas fórmulas e métodos de tratamentos. O surgimento da Homeopatia e criação da Medicina Convencional Internacionaltambém são abordados.
O corpo humano é formado por diferentes tipos de células, cada tipo formando diferentes órgãos, tecidos e sistemas. Sem conhecer a célula é simplesmente impossível conhecer realmente um órgão, o seu tecido e suas funções biológicas.

Microbiologia

O universo microbiológico inclui também as Bactérias, os fungos, os vírus e uma infinidade de criaturas simbiontes ou patogénicas microscópicas. Conhecer quem são, como agem e como interferem positiva ou negativamente em nós, é de extrema importância quando queremos tratar qualquer tipo de enfermidade ou doença.
Doenças tais como a Tuberculose, a pneumonia, a hepatite e etc, são causadas por determinados microrganismos patogénicos. Saber como agem, como se defendem, e como podem ser combatidos eficazmente, torna o profissional muito mais habilitado que aqueles que tentam tratar essas e outras doenças e enfermidades de modo empírico, sem um respaldo científico adequado.

Bioquímica

Essa disciplina vai conferir ao aluno, o conhecimento da química orgânica. Diversos processos químicos são ativados em nosso corpo cada vez que ingerimos, tocamos, ouvimos, sentimos, cheiramos e vemos. Conhecer como se processam e saber identificar deficiências ou excessos como desequilíbrios, estabelece a base para tratamentos mais eficientes com a utilização de fitoterápicos, geoterápicos, bioterapias, etc. Sem essa disciplina fundamental, os estudos farmacológicos de tratamentos seriam impossíveis de alcançar verdadeiros sucessos clínicos.

Farmacologia

A Farmacologia é uma área fascinante. Hipócrates, Galeno, Avicena, Hannemann e outros médicos do passado, forneceram as bases para a construção de uma farmacologia natural eficiente. Esta disciplina está focada na farmacologia natural, porém o aluno aprenderá a conhecer diversos princípios por trás dos fármacos químicos, interações, contraindicações e efeitos colaterais.
Sem as disciplinas de Bioquímica e farmacologia, o conhecimento dos princípios ativos de plantas medicinais seria muito básico e o alcance dos resultados também.

Fitoterapia

Há incontáveis eras que o homem vem estudando folhas, talos, frutos, flores e raízes. Muitas delas compõem a maior farmácia do planeta. Mas não basta apenas conhecer o benefício delas. É preciso também, saber como e quando utilizá-los; suas restrições, dosagens e contraindicações. Simplesmente ler e estudar plantas medicinais, não capacitam a pessoa a prescrevê-las. A cadeira de Fitoterapia em NB, foi elaborada para fornecer o conhecimento exato de como aplicá-los na situação e no momento certo.

Fisiopatologia

Essa disciplina confere ao aluno o conhecimento das principais doenças e enfermidades que afetam a população em geral. Conferirá também o entendimento da sua real origem (etiologia) e dos seus mecanismos de ação. Esse importante conhecimento capacitará o profissional a olhar a doença mais profundamente. Entenderá que a doença nem sempre é causada por desequilíbrios energéticos no organismo. Aprenderá como desmontar os mecanismos da doença e a reverter o seu quadro evolutivo. Isso é simplesmente fantástico. Como poderá ver, cada cadeira desse curso se complementa e se une para atingir um único propósito – a eficiência clínica. Mostra que a NB nunca poderá ser chamada de pseudociência, xamânica ou empírica.

Semiologia (Semiótica) I

É o campo da ciência que se ocupa em identificar sintomas e suas causas a fim de elaborar uma diagnose correta e uma avaliação prognóstica mais assertiva. Portanto, quer seja administrado um tratamento químico sintético ou natural, a eficiência na identificação da doença e os conhecimentos farmacológicos adequados, fornecerão as bases para um tratamento mais confiável e eficiente. Assim, a Semiologia necessita do suporte de conhecimento fisiopatológico, bioquímico, farmacológico e microbiológico para ser efetiva e coerente. A Iridologia é uma parte da Semiótica.

Semiologia (Semiótica) II

É o campo da ciência que se ocupa em identificar sintomas e suas causas a fim de elaborar uma diagnose correta e uma avaliação prognóstica mais assertiva. Portanto, quer seja administrado um tratamento químico sintético ou natural, a eficiência na identificação da doença e os conhecimentos farmacológicos adequados, fornecerão as bases para um tratamento mais confiável e eficiente. Assim, a Semiologia necessita do suporte de conhecimento fisiopatológico, bioquímico, farmacológico e microbiológico para ser efetiva e coerente. A Iridologia é uma parte da Semiótica.

Anatomia e fisiologia humana

Obrigatória para alunos quem não cursou em outros cursos, optativa para aqueles que comprovarem já ter cursado (mediante avaliaação do comprovante)

Conhecer cada órgão interno e as suas funções é a base dessa disciplina. Saber mapear e localizar cada um deles é uma arte a ser aprendida de modo muito claro e facilitado neste curso. Saber identificar anomalias pelas observações semiológicas é a base para diagnosticar anomalias na próstata, fígado, tireoide, amígdalas, olhos, pele, etc… . Você ficará fascinado(a) com cada pormenor que for aprendendo. As aulas práticas prepararão o formando para uma atuação profissional eficiente e indiscutível.

Suplementação Nutricional

Essa disciplina confere ao aluno o conhecimento dos principais suplementos vitamínicos, proteicos e minerais. Ajudará o aluno a perceber também, que muitas doenças e enfermidades são decorrentes da carência de determinas enzimas no nosso corpo. Saber identificar essas carências e como melhor suplementá-las, é a base do aprendizado desta cadeira. No entanto, sem o conhecimento base de bioquímica e farmácia, seria difícil formular a prescrição mais adequada. Mais uma vez, o aluno perceberá que todas as disciplinas do curso de NB estão interligadas e não podem ser vistas separadamente.

Suporte Básico de Vida (Primeiros socorro )

Essa disciplina é uma das mais desafiadoras e excitantes do curso de NB. Na rua, na praia, em casa, num restaurante ou no trabalho; saber como socorrer alguém numa emergência, pode significar vida ou morte antes da chegada de qualquer ambulância. Essa cadeira faz parte do curso de NB, porque salvar vidas nem sempre significa utilizar métodos naturais.

Bioterapias

Do grego trophé (nutrição) + logos (estudos) esta ciência sustenta que “você é o que você come”.
Muitos males de saúde comuns em nossa sociedade devem-se à má alimentação e à excessiva acidez orgânica. Por isso, a trofologia promove a saúde ou atua na reversão de doenças por meio do consumo de uma alimentação adequada a cada caso.
Trofologia não é o mesmo que Nutricionismo ou dietiologia nem visa os mesmos interesses nos casos patológicos. Em casos de doenças crônicas e degenerativas graves, a trofologia tem um alcance muito mais eficiente e extremamente individualizado.

Deontologia e Ética profissional

É muito importante que o profissional aprenda a importância do sigilo clínico, preservando a integridade e os direitos de privacidade do paciente. Também, existem códigos deontológicos legais que devem ser conhecidos e aplicados na prática clínica profissional. Violar esses dois aspectos importantes pode determinar processos em tribunais e destruir a credibilidade e a carreira de um profissional.

Segurança e Saúde no Trabalho

Obrigatória para alunos quem não cursou em outros cursos, optativa para aqueles que comprovarem já ter cursado (mediante avaliaação do comprovante)
Ao estudar essa cadeira, o aluno perceberá que a segurança tem sido um dos maiores desafios para os profissionais de saúde a nível mundial. Todos os anos, profissionais são contaminados no seu ambiente de trabalho. Também, os acidentes comprometem usuários e pacientes. Essa cadeira é obrigatória nos cursos de saúde Europeu e nos EUA. É obrigatória também em Naturopatia Biomédica.

Gestão Financeira Profissional

O sucesso e o fracasso profissional estão intimamente ligados à Deontologia, Ética,
Prática Clínica, e finalmente, ao empreendimento profissional.
Fazer a gestão correta dos recursos financeiros, Contratação de pessoal, Serviços terceirizados, etc., devem ser muito bem analisados “Antes” de se iniciar qualquer negócio no ramo da saúde. Essa cadeira é fundamental para toda a vida profissional.

Trofologia II

Muitos males de saúde comuns em nossa sociedade devem-se à má alimentação e à excessiva acidez orgânica. Por isso, a trofologia promove a saúde ou atua na reversão de doenças por meio do consumo de uma alimentação adequada a cada caso.
Trofologia não é o mesmo que Nutricionismo ou dietiologia nem visa os mesmos interesses nos casos patológicos. Em casos de doenças crônicas e degenerativas graves, a trofologia tem um alcance muito mais eficiente e extremamente individualizado.

Fitoterapia II

Há incontáveis eras que o homem vem estudando folhas, talos, frutos, flores e raízes. Muitas delas compõem a maior farmácia do planeta. Mas não basta apenas conhecer o benefício delas. É preciso também, saber como e quando utilizá-los; suas restrições, dosagens e contraindicações. Simplesmente ler e estudar plantas medicinais, não capacitam a pessoa a prescrevê-las. A cadeira de Fitoterapia em NB, foi elaborada para fornecer o conhecimento exato de como aplicá-los na situação e no momento certo.

Bioterapias II

Ao estudar essa cadeira você vai perceber que Bioterapias vai muito além de tratar alguém com plantas e nutrição. Existem uma variedade enorme de Bioterapias já estudadas cientificamente para tratar diversas doenças e enfermidades, tais como a Síndrome de Down, Depressão, Infecções graves, Estado de coma, Escleroses, etc. Você vai ver que ainda são muito exploradas pelos outros cursos de Naturopatia. Outros até ignoram a sua existência. Você vai amar essa experiência única.

Práticas Clínicas

Essa disciplina confere ao aluno o conhecimento adequado para a sua iniciação prática profissional. Muitos cursos dão formação, mas não ensinam a prática profissional. Quando a pessoa termina o curso, fica perdida sem saber por onde começar.
Portanto, práticas clínicas não são apenas procedimentos e técnicas terapêuticas. Inclui também a parte burocrática, logística e institucional.
O sucesso e o fracasso profissional passam também pela excelente formação de projeto e criação de um negócio que seja realmente sólido, viável e rentável.
Disciplina presencial obrigatória – ocorrerá no final do curso, serão 4 dias de práticas no último mês do curso

Perguntas frequentes

O curso Sequencial de Complementação de Estudos é um curso superior?
O curso Sequencial de Complementação de Estudos confere diploma?
Os cursos de Extensão Acadêmica ou Sequencial Complementação de Estudos são reconhecidos pelo MEC?
Se eu perder uma aula, como eu posso recuperar?

Tem dúvidas? Nós contatamos você!

Siga-nos no Instagram

@faculdade_innap

Desenvolvedora

SevenEd