fbpx

(51) 3581-3097

Av. Primeiro de Março, 971 - CEP 93320-105 Novo Hamburgo/RS

voltar

Saúde e Bem-Estar

Menopausa e Saúde Mental

Você sabia que na menopausa, mudanças nos níveis de hormônios femininos podem causar mudanças temporárias de humor, incluindo sintomas de depressão?

29 de maio de 2020

Você sabia que na menopausa, mudanças nos níveis de hormônios femininos podem causar mudanças temporárias de humor, incluindo sintomas de depressão?

Os anos que antecederam a menopausa e a própria mudança podem trazer alterações ao seu corpo. Mas podem afetar sua mente também, especificamente sua saúde mental.

A incidência de ter depressão dobra durante o período da menopausa. Mulheres que sofreram de depressão ou ansiedade no passado também podem voltar a ter os sintomas.

Mudanças nos níveis dos hormônios femininos podem causar as alterações de humor em outras fases da vida também, por isso não é necessariamente que possam ter algum efeito no humor durante a transição da menopausa, diz a Dra. Hadine Joffe, professora associada de Paula A. Johnson. de Psiquiatria em Saúde da Mulher na Harvard Medical School e diretora executiva do Centro Connors de Saúde da Mulher e Biologia de Gênero no Brigham and Women’s Hospital.

O transtorno pré-menstrual (que é uma forma grave de síndrome pré-menstrual, afetando o humor) e a depressão pós-parto são outros exemplos de condições que são causadas pelas alterações hormonais no corpo – nesses casos, antes da menstruação ou após o parto.

A  maioria das mulheres que tem esses problemas  de humor durante a perimenopausa já teve os sintomas  no passado. É raro alguém que não tenha histórico de depressão ou ansiedade durante a menopausa, diz o Dra. Joffe.

Além disso, a meia-idade – quando ocorre a menopausa – é um momento em que as mulheres às vezes enfrentam várias fontes de estresse, incluindo cuidar de crianças, lidar com os pais idosos e  mudanças da vida, que podem contribuir para a incidência de depressão e ansiedade.

Ansiedade e menopausa

Embora a pesquisa esteja claramente ligada a menopausa e a depressão, a ligação é menos clara quando se trata de ansiedade.

“Sabemos muito pouco sobre ansiedade na menopausa”

Diz o Dra. Joffe.

Existem evidências de que as mulheres têm maior probabilidade de sofrer ataques de pânico durante e depois da mudança com a menopausa.

Um ataque de pânico é marcado por uma súbita sensação de extrema ansiedade, acompanhada de sintomas como sudorese, tremores, falta de ar ou distúrbios inofensivos do ritmo cardíaco, chamados palpitações.

Alterações na saúde e perturbações do humor

Mudanças na saúde física no momento da menopausa também podem gerar mudanças de humor. Por exemplo, a ansiedade pode ser desencadeada por uma glândula tireoide hiperativa, que se torna mais comum com a idade.

Além disso, a ansiedade e a depressão podem ser desencadeadas pela falta de sono, que se torna mais comum no momento da menopausa, pois as mudanças hormonais causam ondas de calor noturnas ou outras perturbações do sono que dificultam o descanso das mulheres.

Para você que se interessou sobre esse tema, entre em contato com a gente através do telefone: (51) 3581-3097 e conheça mais desse estilo de vida apaixonante que são as terapias Naturais e Integrativas.

São 20 anos de tradição, venha conhecer a melhor Faculdade em Terapias Naturais do Brasil INNAP

Siga-nos no Instagram

@faculdade_innap

Desenvolvedora

SevenEd