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Alimentação Naturopatia

Probióticos podem ajudar a melhorar o humor e a função cognitiva.

Os probióticos podem melhorar muito sua saúde intestinal. Eles também podem indiretamente melhorar o seu cérebro.

2 de junho de 2020

Os probióticos podem melhorar muito sua saúde intestinal. Eles também podem indiretamente melhorar o seu cérebro.

Pesquisas mostram que o intestino e o cérebro são conectados, uma grande parceria chamada eixo intestino-cérebro. Os dois estão ligados por meio de sinalização bioquímica entre o sistema nervoso do aparelho digestivo, que se chama sistema nervoso entérico e o sistema nervoso central, que inclui o cérebro. 

A principal conexão das informações entre o cérebro e o intestino é o nervo vago, o nervo mais longo do corpo.

O intestino é chamado de “segundo cérebro” porque ele produz muitos mais dos mesmos neurotransmissores que o cérebro, como serotonina, dopamina e ácido gama-aminobutírico, os quais desempenham um papel que é fundamental na regulação do humor.

De fato, fala-se que 90% da serotonina seja produzida no aparelho digestivo.

A Serotonina (5-hidroxitriptamina ou 5-HT) é molécula biológica do grupo monoamina neurotransmissora sintetizada nos neurónios serotoninérgicos do Sistema nervoso central (SNC) e nas células enterocromafins (células de Kulchitsky) do trato gastrointestinal dos animais (entre eles o ser humano). A serotonina também se encontra em vários cogumelos e plantas, incluindo frutas e vegetais. Acredita-se que a serotonina representa um papel importante no sistema nervoso central como neurotransmissor na inibição da ira, agressão, temperatura corporal, humor, sono, vômito e apetite.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serotonina

O que assim o que afeta o intestino geralmente afeta o cérebro e vice-versa.

Quando seu cérebro percebe alguns problemas – a resposta de luta ou fuga – ele envia sinais de alerta para o seu intestino, e é por isso que momentos estressantes podem causar problemas digestivos, como estômago nervoso ou doendo.

Por outro lado, crises gastrointestinais como síndrome do intestino irritável (SII), doença de Crohn ou constipação crônica podem desencadear ansiedade ou depressão.

O eixo intestinal do cérebro também pode funcionar de várias outras maneiras. Por exemplo, seu intestino é responsável por ajuda a regular o seu apetite informando ao cérebro quando é hora de parar de comer.

Depois de 20 minutos de comer, os micróbios intestinais começam a produzir proteínas que podem suprimir o apetite, o que coincide com o tempo que muitas vezes leva as pessoas a começarem a se sentir cheias.

Como os probióticos podem se encaixar no eixo intestino-cérebro?

Microbiota intestinal

Pesquisas descobriram que os probióticos podem te ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse e ansiedade. Por exemplo, um estudo que foi publicado online em 10 de novembro de 2016, pela Frontiers in Aging Neuroscience, descobriu que os pacientes com Alzheimer que tomaram leite feito com quatro espécies de bactérias probióticas por 12 semanas tiveram melhor pontuação em um teste para medir o comprometimento cognitivo em comparação com aqueles que bebiam leite comum .

Um pequeno estudo de 2013 publicado na revista Gastroenterology descobriu que mulheres que ingeriam iogurte com uma mistura de probióticos, duas vezes por dia durante quatro semanas, ficaram mais calmas quando expostas a imagens de rostos com raiva e medo em comparação com um grupo controle.

As ressonâncias magnéticas também descobriram que o grupo de iogurte tinha menor atividade na ínsula, a área do cérebro que processa as sensações internas do corpo, como as que emanam do intestino.

É muito cedo para determinar o papel exato que os probióticos desempenham no eixo intestino-cérebro, pois essa pesquisa ainda está em andamento.

Os probióticos podem não apenas apoiar um intestino mais saudável, mas também um cérebro mais saudável.

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